Sabe que roupa você vai?

Eita que hoje o post é de utilidade pública e salvador da pátria pra alguns.

Quem nunca recebeu convite pra uma festa, leu lá “traje esporte fino” e deu aquela gelada na espinha por não saber que diabos é isso?

Na minha casa isso acontecia – muito – ai rolava aquele desespero coletivo na hora de se arrumar. Ninguém nunca sabia o que vestir, nem a diferença de cada tipo de “traje”, até que decidi fazer moda e tive, por lei (mentira), que aprender. Agora vou repassar a informação pra ninguém mais achar que tem que alugar roupa de ultima hora, só porque no convite tava escrito “fino”.

Lembrando que todas as dicas desse post passam o que normalmente se usa nessas ocasiões e  tem que ser adaptadas ao seu estilo. Nunca use algo que você não goste.

Começando pelo mais simples e menos comum.

Traje Esporte:

Se você pensou em shorts e regata foi longe demais. Mas o traje esporte é bem informal mesmo, geralmente quer dizer só pra você não se vestir como se fosse no churrascão de domingo antes do jogo. É o tipo de roupa que se usa em almoços ou quando vai conhecer a sogra.

Uma calça de sarja ou jeans com uma camiseta, ou camisa polo e sapatos que combinem, já tá ótimo, pros moços.
Pras moçoilas sem muita maquiagem, só o básico mesmo. Sapatos confortáveis, vestidos, calça jeans com camisa ou uma blusa mais elaborada. Bolsas de tamanho médio.

Traje Esporte Fino (Passeio):

Isso todo mundo já leu em convite de festa de 15 anos que eu sei. Bom, como nome já diz, ele é um formal informal ou “confortável” (confortável é moletom, eu sei, mas relevem). É geralmente pedido pra festas de 15 anos e convidados de casamentos durante o dia.

Camisa, calça e blazer, sem necessidade de usar gravata e sapatos sociais, pros moços.
Vestidos de cores neutras, blusas, calças ou conjuntos mais formais que para esporte. Nesse é preferível usar sapatos altos, bolsas um pouco menores e maquiagem.

Traje Social (Passeio Completo):

Sem panico, esse é formal, bem formal, mas nada de causar calafrios pros mais acostumados com o jeans nosso de cada dia. É mais pedido pra festas noturnas, casamentos e jantares.

Hora dos ternos, camisas sociais e gravatas. Sapatos sociais de amarrar e cintos escuros. Sapatos e cintos marrons não combinam muito com esse tipo roupa. E as meias combinam com o sapato e a roupa (apesar de eu achar muito mais espirituoso usar meias coloridas).

Saias, blusas e vestidos em tecidos mais finos. Sapatos altos e bolsas pequenas. Maquiagem elaborada, mas nem tanto. Os vestido são preferencialmente longos ou longuetes, mas podem ser curtos se forem abaixo do joelho.

Traje a rigor (Black-Tie)

Agora entrem em pânico, sim é o mais chique de todos. Eu mesma nunca fui numa festa que exigisse esse tipo de traje. É o famoso traje de gala, pedido em grandes – gigantes e chiquérrimos – eventos noturnos. Esse é o grau máximo, tipo premiação do Oscar e tal.

Smoking, camisa, gravata borboleta, faixa preta, sapatos e meias. Xeque-mate nos moços.
Moças, vestidos longos, tecidos finos, transparências, fendas (socorro), brilhos e bordados. Sério? É, é o que as moças no Oscar usam, não é? Então. Sapatos altos e de salto fino (socorro de novo), bolsas pequenas, A maquiagem penteados, de preferência presos.

Não é tão complicado é? Claro que os pés das moças vão pedir pra sair, mas um dia especial pede esse tipo de coisa.
Espero que agora vocês não se confundam mais na hora de se vestir.

beijocas, até logo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s